Pensamentos, Reflexões, Críticas e Desabafos... Só Coisa de Macho!!!

02 setembro 2005

Penso, logo existo.




Penso, logo existo

Acatada esta nossa única certeza - "penso, logo existo" - aceitando-a como base, e armados com a precisão da lógica matemática, tornava-se possível descobrir o funcionamento de praticamente tudo o que existe. Como pacienciosamente ele explicou ao cardeal Bérulle, quando foi convidado em 1628 a expor sua doutrina, propunha a formulação de uma filosofia dinâmica, útil, que auxiliasse os homens em suas coisas costumeiras, não importando se fosse na mecânica, na moral ou na medicina. Porque, como ele explicitou no Discurso, o seu objetivo último era "nos tornar como que senhores e possuidores da natureza". A filosofia, com Descartes, deixava de ser em definitivo um exercício de contemplação ociosa para ser um instrumento de domínio do homem. Pode datar-se daqui a crítica que mais tarde os irracionalistas iriam mover à chamada "razão instrumental", o momento em que ela, a razão, se torna uma ferramenta do progresso humano e não mais da especulação desinteressada.

Pierre Gassendi (1592-1655), crítico de Descartes

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Já eu, eu duvídoro!

4/9/05 08:44  
Anonymous Anônimo said...

Essa foto foi tirada lá em casa quando fizemos um rodízio de cachorro quente... Será que seus pensamentos eram tão profundos quanto o chavão: "Penso, logo existo"?
Pra mim você tava era pensando num modo de como ir ao banheiro para dar aquela esvaziadinha no estômago para poder detonar mais uns dogs...

3/10/05 16:29  

Postar um comentário

<< Home